28 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Chamo-me Ana e sou estudante do primeiro ano de intermédio de portugués. Estudar portugués é uma boa forma para eu estar perto da cultura do país vizinho. É difícil eu encontrar tempo para eu dedicar ao portugués, mas sempre que posso, tento ouvir a radio e a televisao em esta lingua para treinar o ouvido. Mas, o mais importante para mim é poder ir ás aulas, porque é uma forma de estudar mais divertida.
Até a próxima aula!

Loreto disse...

Eu sou a Loreto, aluna do primeiro ano de interméio. Comecei a estudar português porque é a língua do país vizinho, e adoro viajar lá e conhecer a sua arquitetura, tradicional e contemporânea.
Desde que não tenho muito tempo para estudar fora das aulas, ao voltar do meu trabalho de carro aproveito para eu ouvir a rádio em português. Na Antena um, por volta das três e meia da tarde, é possível ouvirem "O jogo da língua portuguesa". Às vezes é dificílimo, mas outras é possível acertarem. Gostavam de ouví-lo?

M.P.M. disse...

Olá! Chamo-me Miguel,tenho dezasseis anos e estou a estudar o primeiro ano do nível intermédio de português na escola de línguas de Montijo. Eu acho que o portugués é uma das línguas mais bonitas do mundo. No meu tempo libre gosto muito de ouvir estaçoes de rádio do país vizinho. Ás vezes vou comprar revistas, livros e discos em português a Elvas. Gosto de ir ás aulas porque são muito divertidas e é um dos melhores caminhos para aprender uma língua.
Até breve!

concepción fernández serrano disse...

Olá! Tudo bem? Sou a Conceiçao e estudo o segundo ano de portugês Nível Básico em Montijo.Estou muito contente porque gosto muito das linguas. Já estudei francês e italiano (apenas dois anos) na Faculdade e nao faz muito tempo pensei que si já conhecia três linguas latinas porquê nao aprender a lingua do nosso pais vizinho nomeadamente porque quando ía para Portugal as pessoas dalí, aliás, os portugueses, tentavan de falar espanhol para se fazarem compreender e nós aprenas sáibamos dizer”Obrigado”. Entao eu sentia vergonha. Mas agora posso falar mais um bocadinho com os “meus vizinhos” como eu faço com os vizinhos de Montijo. E depois eu quero dizer que para aprender uma lingua nao há uma idade concreta, entao eu quero animar toda a gente a vir a Escola de Linguas.

ADEUS Concha

Anónimo disse...

Olá!Chamo-me Daniel tenho dezoito anos e estudo português na escola oficial de línguas de Montijo. Adoro o português , a cultura e a historia de portugal. As vezes é possível eu ouvir a radio em português também vejo na internete grupos de musica que cantam na minha língua preferida . O grupo que mais gosto de ouvir chama-se SKANK são brasileiros e são grandes cantores. O que mais gosto das aulas de português é quando o professor da a gramatica e quando nos disse que façamos exercícios gramaticais . Também gosto de falar nas aulas ,o facto de falarmos e comunicarmos etc. Então até a próxima aula. Até lá!

Anónimo disse...

Proponho fazer uma visita curta ao nosso país vizinho. Esta vez não vai ser para falarmos português, nem para almoçarmos nos bons restaurantes. Seria para colhermos espargos. Antigamente os portugueses não costumavam apanhá-los e os espanhóis aproveitavam-se disso. Hoje todo o mundo está à procura deles, uns para si, os outros para os vender. Nós podemos colher muitos numas serras que há depois de atravessar a barragem de Caia e perto da vila Santa Eulália. Desfruta-se duma bonita paisagem e da água limpa e clara que está a correr por alguns ribeiros que há nas ladeiras das serras.

María Mendoza Fernández disse...

Olá! Chamo-me Maria. Tenho vinte e cinco anos e sou estudante do segundo ano do nível básico. Estou a estudar esta língua porque para mim é muito importante saber falar outras línguas para arranjar um emprego. Nesta zona, o português é uma língua exigida pela proximidade do país com a provincia de Badajoz. As vezes eu gosto de ir fazer compras ao país vizinho, por isso, a próxima vez acho que eu poderei falar um bocadinho melhor esta língua.
Adeus!

Eva disse...

Olá! Sou a Eva, sou estudante do primeiro ano de nível intermédio. Estou a estudar portugués porque gosto muito da cultura portuguesa, e também porque gostaría trabalhar em Portugal e estudar no próximo ano em Portalegre.
Para eu aprender melhor escuto música portuguesa, e descarrego as letras das canções para melhorar a pronúncia e procuro conhecer as palavras que não sei no dicionário. Também escuto a rádio no carro quando vou para as aulas de português.
Outra das coisas que procuro façer é escrever à familia de Portugal por meio das redes sociais e falar na casa com o meu pai.
Até a próxima!

paulino rodriguez disse...

Olá, sou estudante de portugés no terceiro ano, na escola de linguas de Montijo.
Acho que todos os espanhois deberiamos estudá-la porque é importante falar mais uma lingua y porque somos vizinhos.
Agora vou dizer quais sao minhas estratégias para estudar portugés:quando vou para o trabalho no meu carro, sempre levo ligada a radio numa estaçao em português, também leio jornais y por veces ouço um C.D.

Paulino

Diana Pablos disse...

Olá.
Chamo-me Diana e estou a estudar segundo ano de Basico na escola de linguas. O ano pasado estive a estudar um curso na Casa da Cultura em Guadiana y agora quero seguir porque acho que o portugês é muito importante para trabalharmos e para falarmos com os nossos vizinhos: Hoje fui comprar para Badajoz, e havía uma familia portuguesa comprando numa loja de roupa, a empregada não falaba nada de portugês e não percebia o que essa familia estaba a dizer e então eles tiveron que falar espanhol. Acho que todos os extremeños deveriamos estudar e falar esta lingua porque quando vamos para Elvas para almoçar, por exemplo, os portugueses têm que falar espanhol, porque nossos não falamos a sua lingua.
Ademais, quero estudar esta lingua, para eu ajudar a minha filha quando ela estude na Escola Secundaria

Berna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Berna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Berna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ICB disse...

Ola! Eu sou Inma, aluna de português .Este é meu primero ano na escola em Montijo, onten estive a estudar na Universidade Popular da Puebla, alí aprendi a conhecer um pouco mais a lingua portuguesa, seu cultura,geografía e seus gentes .Por isso é que sou uma apaxionada de Portugal. Para mim é um pouco complicado, mas tento de facer tudo ao que posso para aprender e melhorar os meus conhecimentos. Adoro de ir as aulas com os meus novos colegas que sao miuto inteligentes. Acho que gostamos de estar alí, para falar das polémicas que o professor propor. É muito giro, também estudamos a gramática etc...
Deseho tenham um bom curso……besinhos….

Mª dos Anjos disse...

Ola!Boas tardes!Chamo-me Mª dos Anjos y estudo segundo ano de portugués.Eu comencei a estudar portugués por casualidade,porque eu quería estudar alguma língua e gostava mais de françes mas não podia assitir as horas das aulas,então achei em estudar portugués que também gostava dele poque são nossos vizinhos,é una língua que podia precisar para trabalhar e também porque tenho uma amiga portuguesa e a minha cunhada é brasileira, eu posso falar com elas,e com meu sobrinho que tem três anos e compreende muito bem o portugués porque a sua mae sempre fala-le em esta língua desde que era mais pequenino.Agora estou muito contente de estar a estudar portugués porque gosto imenso dele.
Adeus.Até a próximo comentário.

MQF disse...

Do meu ponto de vista o português é a língua mais bonita das que eu já estudei. Embora sendo muito necessária hoje em dia para montes de coisas, estudá-la apenas como um hobby já vale a pena.Para mim as aulas servem é pa aprendermos de forma muito amena e sobretudo pa falarmos e treinar o português. Concordo com o colega nisso de ir recolher espargos e se nao fosse caso disso visitarmos os Açores seria óptima ideia!daqui a maio temos tempo de poupar, com uma imperial menos por semana já temos quase paga uma noite de hotel!(hotel singelíssimo,é claro).

Berna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Berna disse...

Olá! Eu chamo-me Berna, como alguns colegas dos comentarios anteriores, ando a estudar primeiro ano do intermédio de português. Apesar de eu gostar muito das línguas, eu não tinha certeza se a língua portuguêsa ia ser importante para mim. Agora estou certo. Não só é importante a língua mas também a cultura do país vizinho, as quais fascinam-me. É por isso que considero importante eu assitir às aulas. Além disso eu aconselho aos colegas prestarem atenção nas aulas e nas dicas do professor. Com isto já temos ganho quase um cinquenta por cento. Acho que não podemos esquecer revisarmos a matéria do dia, em casa. Também ler livros. Ao eu viajar de carro, costumo ouvir o rádio e também procuro na internet “Antena 1”, “Rádio Barca”, “Rádio Renascença”… Até agora fico contente com a minha turma e os meus professores, o que é muito importante para eu estar motivado.
Até a próxima!

Montaña Gallego Doncel disse...

Olá! Eu chamo-me Montaña,sou casada, tenho dois filhos e além disso estudo português nesta escola.Moro em La Roca de la Sierra.

Ando no segundo ano do nível básico.
Eu moro um bocadinho longe de Montijo, mas eu vou sempre às aulas.

Gosto imenso de aprender línguas.Estudei francês e também latim e grego clássicos há muitos anos:muito interessante para conhecer a origem das palavras espanholas.

Adoro a língua portuguesa porque eu vou muitas vezes a Portugal e gosto de falar com os portugueses na sua língua ainda que a minha pronúncia nao seja boa.

Para eu aprender melhor quando posso leio livros,revistas,páginas web em internet,ouço cançoes e vejo alguns filmes e desenhos animados em português.É assim que eu aprendo vocabulário,e procuro aquelas palavras que nao sei no dicionário das aulas ou noutro em internet:O Priberam é ótimo para mim.

Também gosto de Portugal.O nosso país vizinho nao é muito conhecido e valorizado por nós,os espanhóis.(esta é a minha opiniao).

Já visitei Elvas,Estremoz,Borba,Marvao,Vila viçosa,Évora, Campo maior e algumas aldeias das quais agora nao me lembro dos seus nomes.Lamento!,mas nomeadamente gosto imenso de ir em viagem a Lisboa:é a minha debilidade!

Eu acho que é muito bonito e bom aprender a história,os costumes,as festas,a culinária...e as lendas:a minha preferida é a lenda da "Rainha morta".Esta história conta o namoro do rei Pedro I de Portugal com a sua amada, a castelhana Inés de Castro.Fiquei muito comovida quando a ouvi.É muito triste e comovente.

Até breve!

Tere disse...

Olá! Eu sou a Tere e estou a estudar o segundo do nivel básico de português em Montijo. Eu adoro imenso estudar linguas e depois de estudar inglês e francês, o português há sido para mim "o grande descobrimento": a pronúncia, as costumes enraizadas na vida dos portugueses, e as suas relações com os estrangeiros, tão próximas e tão distantes ao mesmo tempo. Eu não tenho muito tempo para estudar, mais no futuro, eu gostaria de trabalhar numa empresa com interesses comerciais em Portugual para eu aprender melhor a lingua de nossos vizinhos portugueses.
Até á próxima!

Leopoldo disse...

Sou estudante de Portuguès ( NI-I ) e quando decidi começar a estudar a lingua portuguesa, com certeza nunca pensei que, através do seu estudo, a visão do nosso vizinho país peninsular pudesse mudar tanto. Se ao inicio o empenho por conhecer “o Português” podia ser restringido essencialmente ao seu conhecimento como ferramenta de comunicação - que já não é pouco - agora com o seu estudo estou a descobrir muitos aspectos desconhecidos sobre Portugal, sobre a sua cultura, as suas gentes e a sua história; um país e um povo tão próximo e talvéz tão desconhecido para tantos espanhois. O facto de vivermos tão perto de Portugal, de pudermos escutar a qualquer altura a fala portuguesa, quer através dos media quer de modo directo, é uma imensa vantagem para a aprendizagem desta lingua. Penso que também é precisso pôr em destâque para essa aprendizagem a assistência nas aulas, especialmente quando não dispomos de muito tempo para estudarmos a bela lingua de Camões.

iné disse...

Boa tarde,chamo-me Inês;nascí em Mérida,mas moro em Montijo,ainda,porque no próximo ano vou mudar para Talavera ainda que gosto mais de morar em Montijo.Estudo Português na escola de línguas de Montijo,no primeiro ano de interméio com o professor Jorge;estudo esta lingua porque gosto muitísimo dela e de conhecer a sua cultura,antes de começar a estudar a língua sentia saudade por nao falar nem compeender a língua do país vizinho e fica tao perto de nós.Ainda que tenho de estudar muito para falar bem,já falo e percivo, e segundo aprendo mais,mais gosto da língua.Tento nao faltar as aulas,e acho que é muito importante estudar em casa mas nao tenho muito tempo,quando tenho um bocadinho deste,aproveito-o,leio alguma revista e ouço a rádio,mesmo que as veces nao percivo muito do que ouço.Até breve!

iné disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
iné disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Chamo-me Laureano
Estou reformado y ando a estudar segundo ano de nível básico. Quando o nosso professor nos disse que escrevéssemos nesta página, eu não percebi bem o que tinha de fazer e falei de espargos.
Hoje vou dizer que gosto de estudar português para poder ler y escrever nesta língua; sobretudo escrever.
Como prova disso vou dedicar um poema aos possivéis leitores:

EU NÃO CONHECI O MAR

Eu gostaria de cantar…
pôr música aos meus versos
para impregná-los de sentimento,
desse impulso vital que se fuge da minha alma
e que eu sou incapaz de transmitir
com palavras desenhadas com simples traços,
frias e quietas, à espera
que alguém as realce e lhes dê vida.

Eu não posso, mas tenho a esperanza
que o leitor se detenha e reflecta,
e descobra, invente o imagine
o que eu quis exprimir e não soube
mas eu senti nessa profundidade
duma alma só, que sente, sofre
e que se cala
porque o barulho é muito forte
e está fraca , cansada e abatida
para competir com tanto assobio

Fecho-me na minha caparaça de búzio
e ouço o rugir do mar remoto,
tenho saudade dele e imagino que o toco,
que saltito como um menino nas areias,
que os meus lábios se refrescam com o sal,
que as suas ondas me arrebatam a tristeza,
que as espumas dele lavam o meu fel,
que o seu azul está a chamar-me para irmos juntos.

Mas há uma abundância de terra do meio
e esse nácar da minha concha aprisiona-me.

Eu não conheci o mar, como posso ter saudade dele!
Vi-o em imagens, com outros visitantes
que gozavam do seu alvor, da sua beleza,
com a lua reflectindo-se nas suas ondas,
com a aragem que refresca o pensamento,
com o sol que mostra ufano a sua realeza,
enquanto eu, silencioso e acabado,
consumo-me na minha concha de tristeza.