13 comentários:

Carla disse...

Pois comecemos por fazer propaganda à minha cidade… devem visitar Macedo de Cavaleiros, em Trás-os-Montes! É uma cidade pequenina, do distrito de Bragança, fica a 170km da cidade do Porto e a exactamente os mesmos de Salamanca. Está muito próximo da localidade que faz fronteira com Espanha, Miranda do Douro.
Ao contrário do que o nome indica, não fica bem atrás dos Montes, eu diria que fica no meio dos Montes :) A cidade tem como principais atractivos: a neve no Inverno e a Praia Fluvial da albufeira do Azibo no Verão. Macedo situa-se numa região muito conhecida pela sua gastronomia: a posta à Mirandesa e os enchidos de Mirandela, sendo as alheiras a principal iguaria.
Do meu ponto de vista, o melhor da cidade são as suas paisagens relaxantes e o silêncio de uma pequena cidade sem trânsito, sem fumos, sem gritarias constantes…

BOAS VIAGENS

Ção disse...

Concordo mesmo com a Carla, esta vila é maravilhosa! Já pasei nela muitos Verões extraordinários. Além disso, eu sei que a malta nova gosta mesmo do Espanhol, a minha prima (Verónica Alves) anda a estudá-lo, conhece? Beijinhos!
Ção.

Carla disse...

Olá! Se estuda espanhol em Macedo deve ser na minha escola, não há outra lá. Eu só tenho uma aluna que se chama Verónica, mas agora não sei se é Alves, amanhã vou ver. Será que é a minha Verónica do 9º ano?!!

Carla disse...

Não posso acreditar, a Verónica Alves é minha aluna :))) Eu digo muitas vezes que quem disse que o "Mundo é uma aldeia" estava a pensar em mim, deve ser mesmo verdade.

Mónica disse...

Um destino com história.
MONSANTO.
A aldeia mais portuguesa de Portugal.

Esta freguesia do concelho de Idanha-a-Nova encontra-se a poucos quilómetros da fronteira espanhola de Zarza la Mayor.

Uma aldeia com um encanto muito especial, construída em pedra granítica.

As suas casas surgem apertadas entre enormes penedos, com minúsculos quintais e hortas separados por muros de pedra e ladeiras talhadas na rocha viva.

Não percam a oportunidade de conversar com os Monsantinos sobre as suas lendas e tradições, que de certo ficaram encantados com o que ouvirem.

Podem visitar o seu Castelo (séc. XII) no mais alto da vila com uma vista espectacular sobre a planície de Idanha, a Torre do Lucano ou do Relógio (séc. XV), a Igreja da Misericórdia e a Capela de S. Miguel.

Se no percurso pelas suas ruelas sentem fome e o seu bolso esta cheio puderam apreciar pratos da região, como ensopado de veado e arroz de coelho na Pousada.

José Saramago disse a propósito de Monsanto: “De pedra julgava o viajante ter visto tudo. Não o diga quem nunca veio a Monsanto”.

Belén disse...

Para mim o lugar mais especial que conheço de portugal é Sintra.
É uma vila no Distrito de Lisboa e foi classificada pela UNESCO como Patrimonio Mundial / Patrimonio Cultural. Realmente é merecedora disto embora seja só pelo seu panorama, dado que é único na historia portuguesa.
Além da sua envolvente paisagem cultural e a sua serra, tem muitos monumentos para podermos visitar;palácios e casas senhorais com os seus bosques, chaletes inseridos no meio duma exuberante vegetação, conventos, etc. a sua arquitectura é incrível...
Para almoçar, podemos fazê-lo no Centro Histórico, mas não aconselho a esplanada duma cafetaria para o café, é caro. Para dormir, está o hotel Miramonte(Avda. do Atlántico, 155) sai por 20 € +- por pessoa, fica entre Sintra e Azenhas do mar, lugar que devem visitar.
Sintra é nostálgico, misterioso, é especial. Aconselho-lhes a que façam a viagem, com certerza vão gostar.

Rosa Mª disse...

FIGUEIRA DA FOZ : a cidade do MAR

Gosta do mar? Quer visitar uma cidade onde ele é o principal protagonista?

Tudo em Figueira da Foz está ligado ao MAR: trabalho, gastronomia, vida natural, turismo...

- Se quiser conhecer o encanto duma das profissões mais antigas da história do mundo, a pesca, apenas fale com os pescadores mais idosos que ainda encontrará no porto da cidade.

- Ou se calhar está à procura duma praia longa, tranquila... está no lugar preciso. Aqui as ondas chegam em paralelo à costa com o reflexo nítido dum céu azul invejável.

- No caso de você ser um amante da natureza em geral, e não só do mar, mas também dos espaços verdes... a Serra da Boa Viajem, mesmo ao fundo de Figueira, oferece a possibilidade dum percurso a pé o de bicicleta onde, se gostar, poderá sentir-se um verdadeiro arqueólogo pegando fósseis.

- E, como esquecer as refeições! Não estou a mentir se eu disser que se deliciará com a grande variedade de produtos vindos do mar que fazem parte da cozinha desta cidade... Não deixe de visitar “Caçarola”! Mesmo no centro da cidade e a poucos metros da praia.

Mas Figueira da Foz é mais que simplesmente o mar. Á noite a cidade transforma-se com a iluminação do Cassino, centro da vida noturna figueirense, e com a apertura dos locais onde curtem jovens e menos jovens.

Não há dúvida nenhuma! Venha a Figueira da Foz! Todos os seus desejos serão concedidos aqui:
Venha sem perda de tempo à cidade do MAR, venha a FIGUEIRA DA FOZ.

juan M. disse...

ESTREMOZ

Estremoz cidade para visitar!!

Ofrecere aos visitantes o prazer de pasear y voltar ao passado.

Cidade portuguesa no Distrito de Évora, região Alentejo, situada a pouco mais de uma hora da cidade espanhola de Badajoz é conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco, como comprova o Templo romano de Évora.
Visitada por muitos portugueses e espanhoeis a cidade mostra aos visititantes a hostipitalidade que bem caracteriza, bons restuarantes, a posada raihna Santa Isabel, o castelo assim como locais de diversão.
Não faltam os jardins e parques públicos monumentos para visitar e no mesmo centro da cidade uma lagoa artificial é certo!

No caso de sentir fome, a dois restuarantes muitos pertos da pousada, São Rosas e A cadeia, os dois com um encanto único e com refeicões excelentes com preços não muito caros, os pratos mais típicos são: ensopado de borrego, carne de porco com amêijoas, sopa de cação, açorda, migas ou qualquer outro igualmente delicioso. Sempre acompanhados com um bom vinho alentejano e para finalizar um bom licor de poejos

Se visitar a cidade não esqueça subir ao castelo desde onde podem descobrir um paisagem alentajano único e observar quase toda a cidade e ver a escultura da rainha Santa Isabel com rosas nas mãos, é uma boa oportunidade para manter uma conversa com alguém da cidade e preguntar sobre a lenda da Rainha Santa Isabel

Departamento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Departamento disse...

A uns 20 Km a Oeste de Estremoz na estrada a caminho de Mora, numa freguesia que se chama Pavia há um monumento ímpar, ÍMPAR MESMO: uma anta gigante como eu nunca tinha visto, mas espantante não é a anta! é a anta convertida em capela!!!. Têm de ir ver para crer. JORGE

ia molero disse...

Concordo com a Rosa;eu namorei em criança (da Figueira) e apenas a esquecerei ao morrer.Além disso a figueira é perto de Tentugal(os seus doçes são o máximo.conheçam os pastéis de Tentúgal e...provem-nos!).
Visitem a Figueira!!! e tenham um óptimo aterragem no"céu"

ia molero disse...

Sinto vergonha pois sou un burro .aterragem é feminino e por isso é que peço desculpas

"... uma óptima aterragem..."

Marjo disse...

SINTRA.

Situada a uns 25 quilómetros de Lisboa.
Declarada Património da Humanidade em 1995 devido à sua paisagem natural da Serra e pela vila da Sintra.
Foi um lugar escolhido por várias dinastias reais para fixarem a sua morada(permanente ou de veraneio).Em consequência possui inúmeros palácios e locais de interesse turístico como o Museo Regional de Sintra, o Convento dos Capuchos, o Museo do brinquedo,... E, sobretudo, se alguma vez forem para lá não deven deixar de visitar o Palácio Nacional de Sintra, com as suas enormes chaminés e onde(se não estou errada) foram rodadas algumas das cenas do filme espanhol "El perro del hortelano".
No interior há salas que são un verdadeiro espectáculo pelos seus azulejos.

O Palácio da Pena.Eu estive ali há alguns anos.Está situado na Serra de Sintra.Subi até lá a pé. Foi toda uma experiência inesquecível.O caminho é impressionante, de uma enorme beleza visto reunir plantas e árvores de todos os continentes.
Já perto do palácio fiquei espantada.A frente de mim abria-se uma vista de sonho,uma espectacular fachada a cores:amarelos,vermelhos, cor-de-laranja...Nesse mesmo momento me lembrei daquelos contos de fadas que a minha avó me contava quando era uma criança. Ainda tenho gravada na minha memória aquela impressão e espero não a perder nunca!
O interior continua com a mesma movília de outrora.
Acabada a visita ao palácio,desci de autocarro,outra aventura,essas descidas tão repentinas...eram semelhantes a uma montanha russa!

À hora do almoço, é precisso entrarem num restaurante e provarem a carne de porco ás Mercês ou de leitão.E,para os mais gulosos é imprescindível experimentarem as queijadas de Sintra e os travesseiros.
Vão lá logo que puderem.Vão gostar, de certeza!