FESTA DO CASTANHEIRO


De 12 a 14 de Novembro decorreu na Vila de Marvão a XXVII Festa do Castanheiro – Feira da Castanha. Organizado pelo Município de Marvão, o evento pretendee homenagear uma espécie autóctone da Região, o Castanheiro, e o seu fruto, a Castanha, e o seu uso na gastronomia, doçaria e artesanato regional

Neste grande evento, apelidado como o mais autêntico e genuíno do País, a Vila de Marvão tornou-se uma grande mostra de produtos locais e regionais com mais de 80 postos de artesanato ao vivo, tenda dos produtores locais onde se puderam encontrar vários produtos hortícolas e frutícolas, áreas de venda de enchidos, queijos, licores, compotas, doces caseiros, área de restauração e quatro magustos colocados em sítios estratégicos da Vila com excelente castanha assada e vinho da Região. O certame contou ainda com centenas de artistas de animação nas ruas, espectáculos de palco e con um programa nocturno: a Castanha Night Party, que decorreu durante as noites de sexta e sábado.

2 comentários:

Marjo disse...

Eu estive ontem na festa do castanheiro em Marvão,popularmente conhecida pela feira da castanha.
Como o nome indica o tema principal da festa é a castanha,é por isso que se podiam encontrar postos onde se vendiam peças de artesanato em madeira,olaria,
quadros,toalhas de mesa,etc quer pintados quer bordados com desenhos de castanhas.
Ainda havia pequenas tendas onde comprar produtos frutícolas da temporada como castanhas,maçãs,nozes,figos,avelãs e também compotas,licores feitos com estes produtos.
Para além disto,contava com vários magustos onde experimentar as castanhas assadas bem quentinhas e vinho da região.Para bebermos o vinho era preciso comprarmos uma caneca e desta forma se contribuia com a Santa Casa da Misericórdia.
Deste evento eu gostava de salientar tanto a grande qualidade da doçaria portuguesa como as inúmeras formas do fabrico de doces caseiros tendo como base a castanha.
É sem dúvidas o lugar ideal para todas as pessoas que gostam dos doces e das castanhas.O paraíso para os gulosos.
Finalmente dizer que a festa foi animada por diferentes grupos de animação nas ruas durante o dia inteiro.

Marjo disse...

No meu coméntario anterior eu nombrei a Santa Casa da Misericórdia.Para aqueles que não o saibam,fiquem a saber que as Misericórdias são instituições que têm por missão prosseguir e desenvolver fins de acção social apoiando,sobretudo,os cidadãos mais desprotegidos.