AFINAL É NOSSA!!!

Sua Majestade Rei Juan Carlos,
Sua Excelência Senhor Primeiro Ministro Dr. Zapatero,
Exmos Senhores e Senhoras do Reino de Espanha,
O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre nós, Portugal, e vocês, o Reino da Espanha, para dividir as conquistas efectuadas por ambos os países fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da nossa contestação às vossas pretensões resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel a Católica.
O tratado definia, e define, como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava, e está, situada a meio-caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como "Cipango" e Antília. Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro de 1494. Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de Abril de 1529.
Neste sentido, como facilmente se observa, todas as conquistas Espanholas que ocorram a Este do meridiano estabelecido pelos 46 graus Oeste, (o meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde) são pertença e propriedade de Portugal e dos portugueses. Conforme podem constatar em qualquer mapa-mundo, a África do Sul fica claramente a Este do referido meridiano, e como tal no lado de Portugal.
Assim, de forma a repor a legalidade, queiram proceder ao envio para Portugal da NOSSA taça do Campeonato do Mundo, e tão breve quanto possível.

Não necessitam de embrulhar e pode ser por correio expresso!!!
Com os nossos melhores cumprimentos

Ass: Os Portugueses

PS - Obrigado Espanha por mais esta conquista Portuguesa.
Grande D. João II, um visionário!!!

2 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Muito criativa a postagem (gostei muito), parabéns!

Groove disse...

Visita o Chat